Close Menu

Busque por Palavra Chave

A Arte do Ser | ONG

Por: Xenna Gheno
28/08/2019 11:00 - Atualizado em 28/08/2019 11:02
Arquivo/LÊ ONG Salva surgiu para trazer desenvolvimento sociocultural para Xaxim ONG Salva surgiu para trazer desenvolvimento sociocultural para Xaxim

Erasmo Carlos - É Preciso Dar Um Jeito Meu Amigo


Em meio a tanta desinformação e difamação acho importante pontuar meu ponto de vista sobre ONG. Uma Organização Não Governamental é um ótimo caminho para as transformações positivas que trazem soluções para inúmeros problemas socioculturais e ambientais que temos. Posso compartilhar então o meu sentimento junto a pessoas extraordinárias de fundar uma ONG. Sou cirurgião dentista de formação e aquele tempo trabalhava em um belo projeto que se chamava “Odontoescola”, uma clínica dentro das escolas.

Convivendo em meio à educação, senti o quanto falhamos no desenvolvimento humano e cultural, sentia que a paz e a alegria das nossas crianças se esvaiam em nossa frente por não terem muitas vezes estrutura para sair de falsas propagandas de felicidade e perfeição vomitada por adultos ou de inversão de valores que destroem seu ser, para que comecem a interpretar um personagem em um teatro social que estrai o pior de cada um. O professor também é vítima desse plano educacional feito para não funcionar. O professor, que tantas vezes sofre com o baixo salário e sobrecarga de atividades, é injustamente criminalizado em um meio que não o enxerga como ser humano e, ao esquecer que professores e alunos são seres humanos, vemos essa forma de educação que parou no tempo e que está fadada ao fracasso caso não haja mudança.

Essa mudança talvez devesse vir das lideranças públicas, mas sabemos que não há interesse, pudesse talvez vir do meio privado, porém nem todos podem pagar, logo surge uma terceira opção, um terceiro setor. Como adulto me senti responsável e me senti potente em levar uma transformação positiva que entregasse ferramentas de lapidação de caráter e fortalecimento da paz e do ser autêntico, que busca sua felicidade sem se vender a um meio que através de atalhos busca comprar sua vida.

E assim surgiu a ONG Salva, para ajudar, para servir, para apoiar a educação e trazer um desenvolvimento sociocultural para Xaxim. Foi e é muito difícil esse trabalho que está sendo criminalizado pelos tolos. Tenho certeza que no Brasil e no mundo tem muitos Xenas enxergando necessidades que a política e a economia não vê. Claro que existem aqueles oportunistas que utilizam esse caminho para a corrupção e politicagem, porém não se pode generalizar como está acontecendo.

As ONGs são um caminho para solução de problemas que o Estado virou as costas. Se não fosse, por exemplo, as ONGs de causa animal, até hoje teríamos carrocinhas que queimariam cachorros de rua vivos! Se não fosse os projetos de ONGs em bairros de vulnerabilidade social, certamente a violência estaria muito pior que está. Claro que elas não são perfeitas, mas estão trabalhando em prol da transformação e todos sabem o quanto são necessárias as transformações positivas em todos os meios.

Então, humildemente, peço que transcenda esse tom leviano, desenformado e cretino do senso comum dual e politiqueiro e pare de culpar as ONGs de problemas que elas estão ajudando resolver. Quando for lançar uma crítica, diga o nome da associação e as provas de que ela está agindo de forma antiética. Pois, quando se generaliza, você está difamando vários trabalhos importantes para o planeta e a humanidade.

E quando tivermos o problema da educação resolvido, serei o primeiro a finalizar o trabalho da ONG e feliz por elas não serem necessárias. Mas sendo realista, por muito anos essa ajuda é fundamental para a resolução desses graves problemas oriundos de arrogância, supremacia e ganância. Dizer que as ONGs são causas dos problemas, pois vivem dele, é a maior cretinice que um ser pode falar, ele pode acusar partidos políticos disso sim, pois os partidos apontam problemas que não resolvem e vivem em um mundo luxuoso com dinheiro público, mas ONGs, não!

Se você for visitar todas as ONGs da região ou do Estado, peça a folha salarial de professores e veja como, na grande maioria, não terá abuso ou luxo, bem pelo contrário, são seres próximos da simplicidade querendo fazer o bem! E muitas delas têm a maior parte dos colaboradores voluntários.

Esse texto é um desabafo em frente a tanta difamação de trabalhos maravilhosos que estão sendo alvo de perseguições.

Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro